sexta-feira, junho 18, 2010

Necessidades

Tenho pensado, já a algum tempo, em estudar formas de produzir, pelo menos em grande parte, as necessidades da minha família em termos de alimento, água tratada e, se possível, até mesmo energia elétrica. Tenho estudado as quantidades necessárias de cada uma das necessidades, e qual seria o trabalho para produzir eu mesmo. 

Lembro-me de que quando eu comecei pensar nesse assunto, sempre houve o receio de que a area necessária para isso seria muito grande, e sendo grande, demandaria muito trabalho. Alguns amigos meus chegaram a questionar sobre isso, mas sempre respondia que ainda não sabia e que iria estudar isso ainda.

Bom, após estudar isso, cheguei a conclusão que para alimentar a minha família e estocar uma parte para uso futuro, seria aproximadamente a area de um campo de futebol. Dentre arroz, feijão, batata, mandioca, peixe, legumes e hortaliças, dentre outros complementos.

Ou seja, com uma chácara já consigo garantir essa autonomia da minha família.

Engraçado é que hoje eu estava assistindo um documentário e nele falou que na estimativa para produção por habitante, são necessários a area de um campo de futebol, e em consequência disso, para uma família de 3 pessoas, são 3 campos de futebol, certo? Acho que nessa conta deles, eles incluem o desperdício que acontece entre o produtor e o consumidor.

DSCN1714.JPG

Posted via email from fumasa's talks

Nenhum comentário: