sábado, junho 26, 2010

Resposta

No meu último post eu divaguei um pouco sobre a área necessária de cultivo para alimentar uma pessoa e família. Hoje dei uma pesquisada um pouco mais a fundo e encontrei esse livro:

How to Grow More Vegetables and Fruits (and Fruits, Nuts, Berries, Grains, and Other Crops) Than You Ever Thought Possible on Less Land Than You Can Imagine.jpeg

Esse livro diz, entre outras coisas, que uma família consegue se sustentar com uma área de cultivo de 1 acre, aproximadamente 4000m². Isso significa que, com uma área para competições internacionais de futebol normatizadas em 105m por 68m, o que nos dá 7140m². Logo, uma área de um campo de futebol tem potencial para alimentar, com direito a estocagem de segurança, uma família de até 4 pessoas.

[]'s

Posted via email from fumasa's talks

sexta-feira, junho 18, 2010

Necessidades

Tenho pensado, já a algum tempo, em estudar formas de produzir, pelo menos em grande parte, as necessidades da minha família em termos de alimento, água tratada e, se possível, até mesmo energia elétrica. Tenho estudado as quantidades necessárias de cada uma das necessidades, e qual seria o trabalho para produzir eu mesmo. 

Lembro-me de que quando eu comecei pensar nesse assunto, sempre houve o receio de que a area necessária para isso seria muito grande, e sendo grande, demandaria muito trabalho. Alguns amigos meus chegaram a questionar sobre isso, mas sempre respondia que ainda não sabia e que iria estudar isso ainda.

Bom, após estudar isso, cheguei a conclusão que para alimentar a minha família e estocar uma parte para uso futuro, seria aproximadamente a area de um campo de futebol. Dentre arroz, feijão, batata, mandioca, peixe, legumes e hortaliças, dentre outros complementos.

Ou seja, com uma chácara já consigo garantir essa autonomia da minha família.

Engraçado é que hoje eu estava assistindo um documentário e nele falou que na estimativa para produção por habitante, são necessários a area de um campo de futebol, e em consequência disso, para uma família de 3 pessoas, são 3 campos de futebol, certo? Acho que nessa conta deles, eles incluem o desperdício que acontece entre o produtor e o consumidor.

DSCN1714.JPG

Posted via email from fumasa's talks

terça-feira, junho 15, 2010

Vida Nova

Hoje aproveito a pausa dada pela copa do mundo de futebol, para escrever algumas atualizações.

Desde o meu último post no blog.fumasa.org (não era nesse endereço, mas é o mesmo blog), eu fiquei noivo, casei com o amor da minha vida, Rê!, mudei de emprego, estou trabalhando na TokTake, deixei a barba crescer mais do que 10cm duas vezes, adotei uma gatinha gorda e safada, tracei metas, planos e objetivos de uma forma bem definida, e estou aí numa ótima fase.

Existem várias coisas que eu quero compartilhar, agora mais do que nunca antes, e este irá ser o canal de comunicação.

Eu e a gatinha gorda e safada. by Rê!


Rê e Rá

Até breve...

Posted via email from fumasa's talks